11 de out. de 2011

A Exposição Universal de 1889 em Paris







A "Exposition Universelle" de 1889 foi realizada em Paris, de 6 de maio a 31 de Outubro. Foi também a celebração do centenário da Revolução Francesa.


Cobria uma área de 50 hectares: Champs de Mars, Trocadero, estação d'Orsay, explanada dos Invalides e uma parte do rio Sena.


A entrada era pela Torre Eiffel, construída para esse evento, e prevista para ser desmontada logo depois.


Concebida pelo engenheiro Gustave Eiffel, com 300 metros de altura, era a construção mais alta do mundo. Ela foi a maior polêmica do evento. Com sua estrutura esguia e elegante, 7.300 toneladas de ferro perfeitamente encaixadas, 1 milhão de rebites, 2,5 milhões de parafusos, conquistou a França e o mundo. Ela se transformou rapidamente no símbolo da Exposição Universal de 1889.



Foi inaugurada em 31 de março de 1889, depois de dois anos e dois meses de trabalho. e aberta ao público a partir de 15 de maio.

Ela maravilha e ao mesmo tempo, escandaliza. 


Seus adversários protestam: 

"Essa torre vertiginosamente ridícula, dominando Paris como uma gigantesca chaminé de fábrica, é a desonra de Paris", escreveu Maupassant. Seus admiradores argumentaram que o recorde mundial de altura estava batido.

"Nós, escritores, pintores, escultores e arquitetos apaixonados pela beleza até agora intacta de Paris, protestamos com todas as nossas forças contra a construção em pleno coração de nossa capital da inútil e monstruosa Torre Eiffel", dizia o abaixo-assinado que foi publicado no jornal Le Temps em fevereiro de 1887, durante a construção da Torre para a exposição de 1889. Entre os que o assinaram, estavam os escritores Guy de Maupassant, Sully Prudhomme e Leconte de Lisle. Eles diziam que ela era uma "Torre de Babel".


A exposição Universal de 1889 teve 61.721 expositores e recebeu cerca de 33 milhões de visitantes. Casas chinesas, mesquitas, pavilhões indianos, templos maias, pavilhões de colônias e de países do mundo atraiam os visitantes. Pavilhões da Europa, da Ásia, da África, das Américas (acreditem, tinha um Pavilhão do Brasil!).

Pavilhão do Brasil

A "Rua do Cairo" foi um dos grandes sucessos da exposição. Casas detalhadamente copiadas, lojas, mesquitas e balcões de madeira trabalhada, reproduziam uma rua da cidade egípcia.


Galerie des Machines
A "Galerie des Machines", foi considerada como o pavilhão mais bonito.

Sua nave principal tinha 110 m de largura por 420 m de comprimento, e foi a mais importante estrutura metálica da Europa, até a sua demolição em 1909. 

Foi demolida pois estava mal localizada, escondia totalmente a École Militaire.



Palais des Industries: seu Grande Dôme Central foi, durante a Exposição, o primeiro edifício a usar a eletricidade em grande escala, a fonte diante dele tinha um jato de luzes que mudavam de cor ao som da música, tocada por uma banda militar. 


Os visitantes podiam também escutar, por "théâtrophone" (microfones instalados de cada lado do palco da Opéra Garnier, permitindo que se escute à distância). trechos de óperas diretamente do Palais Garnier.


Foi construída uma réplica da Bastille e de sua vizinhança, um "village nègre" com 400 indigenas, situado em uma cidade exótica sobre o Champ-de-Mars.



Uma das atrações preferidas dos visitantes foi o caminho de ferro Decauville, que circulava entre o Champ-de-Mars e os Invalides atravessando o túnel de l'Alma e passando sob a Torre Eiffel.

Dois balões à hidrogênio levavam os turistas a admirarem a exposição do alto. Um na Avenue Kléber, para 12 passageiros, e outro no Boulevard de Grenelle, para 10 passageiros.


À noite, o público se preparava para o momento mais esperado, quando as fontes luminosas, espalhadas ao longo dos jardins, eram acesas.

"As fontes luminosas lançam para o ar suas centelhas fulgurantes e a água ganha todas as cores do prisma, a Torre, cujos arcos e plataformas são bordados de cordões luminosos, é incendiada por fogos de artifício que lhe dão um aspecto fantástico e grandioso. O colosso de ferro se ergue na noite envolto em chamas, enquanto no alto brilha o farol de três cores e os refletores elétricos projetam raios azuis sobre Paris" descreveu a revista La Construction Moderne.

Em 9 de novembro 1889, a festa terminou. Durante seis meses, mais de 33 milhões de visitantes passaram por lá. Durante esse período, a Tour Eiffel simbolizou uma nova era, aonde a técnica transforma a vida. 




Hoje, ela serve a serviços meteorológicos e radiofônicos. Além disso, faz parte da paisagem de Paris e se tornou o seu maior símbolo.



Ticket de Entrada




Veja também:
Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois

Doce França e Paris - Dicas de Viagem
Gares de Paris, RER, Transportes

Paris para os Apaixonados
Paris para Crianças
Sugestões de Hotéis em Paris
Paris no Cinema
Amores Célebres na França
As Portas de Paris

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite

Reveillon em Paris
14 de Julho em Paris
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal
Ano Novo Chines em Paris

La Défense
Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés

Museus de Paris
Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis

Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
Pontes de Paris
Ile de La Cité


Giverny
A França Imortalizada na Pintura
Grandes Pintores Franceses

Fontainebleau
Rueil Malmaison
Versailles
Deauville

Festas Populares na França
Páscoa na França
Estações de Esqui na França
Os Hotéis mais Luxuosos da França

Vale do Loire
Vendanges
O Rio Loire
O Loire de Bicicleta
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale
Mont Saint Michel

Lourdes
Saint Jean Pied de Port
Caminho de Santiago na França
A Cruz de Hendaye
Biarritz

Culinária Francesa
Receitas
As Patisseries de Paris
Os Pães e as Boulangeries
Queijos
Vinhos
Restaurantes Românticos em Paris
20 Sugestões de Cafés em Paris

Músicas Francesas

Cap Ferrat
Saint Tropez
Cannes
Nice
Marseille

Saudações
Pedindo Informações
Ao Telefone
Fazendo Compras
No Médico
Mais Frases Úteis
Tempo, Hora e Data
Amor e Paquera
No Trabalho
Datas Especiais, Mensagens de Aniversário e Natal
Viagem
Correspondência
Ditados Populares e Expressões em Francês
Conversando e Expressões em Francês
Expressões de Futebol
Regiões e Departamentos da França

Rio de Janeiro La Ville Merveilleuse


Nenhum comentário:

Postar um comentário