7 de nov. de 2015

As Prisões de Paris


A Bastilha, o Grand Châtelet, a Conciergerie, a Saint-Lazare, Salpêtrière… e outras menos conhecidas como le Bicêtre, a prisão da Abbaye ou de Cherche-Midi, a do Temple ou da Roquette…  

Paris teve 18 prisões, hoje só resta uma, a Prison de la Santé, no 14ème. Construída no fim do século 19,  nesse momento se encontra fechada, em obra de renovação, e reabrirá em 2019.  

Algumas prisões desaparecidas, como a Bastille, marcaram a História da França, mais que sont donc devenus les plus grands bagnes

A Prisão da Bastille 

créditos foto: Wikipedia

Famosa fortaleza, foi destruída pelo povo em 14 de julho de 1789. Sua construção remonta ao século XIV. A Bastille era uma prisão bastante "confortável", reservada às pessoas "especiais" e aos intelectuais, como Montaigne, Voltaire, o Marquês de Sade e o misterioso da Máscara de Ferro... Tinha 42 celas, e os prisioneiros faziam as refeições com o diretor da prisão. Ficava na atual Place de la Bastille na altura da Faubourg Saint-Antoine, uma rua movimentada e com muito comércio. Pode-se ver no calçamento o desenho do contorno da prisão. Veja: O Bairro da Bastille

La Prison du Grand-Châtelet 


créditos foto: france pitoresque.com
Essa fortaleza foi construída no reinado de Louis VI, no século XII e foi demolida no século XIX. Ao contrário da Bastille, esse endereço era considerado sinistro. Na Revolução, os presos do Châtelet tinham a fama de grandes criminosos. Nessa época, os presos tinham que pagar a estadia na prisão. Depois de demolida, foi substituída pela atual Place du Châtelet.


A Conciergerie



A prisão da Conciergerie ocupava o térreo do Palais de la Cité, residencia e sede do poder real. Era considerada a antecâmara da morte, poucos saiam vivos. Foi aqui que Maria-Antonieta viveu seus últimos momentos. Hoje, uma grande parte do Palais de la Cité é reservada ao Palais de Justice de Paris. Pode-se ver a reconstituição da cela de Maria Antonieta. Veja: Conciergerie


La Prison Saint-Lazare



A prisão de Saint-Lazare não ficava no bairro que tem esse nome, e sim no 10ème arrondissement, no número 107 da Rue du Faubourg Saint-Denis. Era a prisão dos "filhos de família", era parcialmente reservada para mulheres e jóvens, que eram presos a pedido da sua família. 

Foi fechada em 1927 e em 1930 se tornou a «maison de santé Saint-Lazare».  Há mais de 15 anos, o hospital fechou as suas portas. Em seu lugar, foi inaugurada esse ano (2015) a Médiathèque Françoise Sagan, a segunda maior biblioteca de Paris.


La Salpêtrière 




O famoso hospital no 13ème arrondissement era uma prisão. Foi construída em 1656 no reinado do Roi Soleil (Rei Sol). Era um endereço de confinamento de mendigos, 30 anos depois se tornou uma prisão de mulheres. Na véspera da Revolução a Salpêtrière abrigava 10.000 pessoas, 300 prisioneiros. Hoje é um conhecido hospital.

Prison de La Santé





Construída entre 1861 e 1867, é a única ainda ativa em Paris. Está fechada para obras desde julho de 2014, com previsão de reabrir em 2019. Fica na Rue de la Santé, no 14eme arrondissement, no quartier de Montparnasse.



Fotos Históricas de Paris
Curiosidades, Lendas e Mistérios de Paris
Um Passeio pela Paris Medieval
Paris Antes e Depois
A Exposição Universal de 1889 em Paris
Paris no Cinema
Amores Célebres na França
As Portas de Paris

As Margens do Sena
Canal St Martin
Paris à Noite
Reveillon em Paris
14 de Julho em Paris
Maratona de Paris
Nuit Blanche Paris
Parques e Jardins de Paris
Paris Iluminada no Natal

Passagens Cobertas de Paris
Um Passeio pelo 5eme
Bairro da Bastille
Um passeio pelo 13éme Arrondissement
Les Halles, Chatelet et Beaubourg
Jardin du Luxembourg
Opéra e Madeleine
Chaillot e Trocadero
Tuileries
Tour Eiffel e Invalides
Saint Germain des Prés
Museus de Paris

Cemitérios de Paris
Bouquinistes, Brocantes, Mercados em Paris
Av. des Champs Elysées
Ile St Louis
Quartier Latin
Montmartre
Montparnasse
Marais
Igrejas de Paris
As Mais Belas Catedrais da França
Pontes de Paris
Ile de La Cité
Giverny

Vale do Loire
Vendanges
Tours
Plages de Debarquement
Saint Malo
Cancale

Mont Saint Michel

Lourdes
Caminho de Santiago na França
Saint Jean Pied de Port  






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário